Mude!

Semana passada estive presente no Rails Summit Latin America, que foi realizado em SP (por sinal, ótimo evento :D ), e uma das coisas que chamaram a minha atenção foi o que o Chad Fowler falou em sua palestra:

Experiência real é igual à mudança. Para a maioria das pessoas, 9 anos de experiência equivalem a 9 anos fazendo o seu trabalho do mesmo jeito, mas experiência conta somente se você está aprendendo continuamente como trabalhar melhor

Isso me chamou a atenção porque frequentemente se vê pessoas tentando utilizar metodologias ágeis como se fossem receitas prescritivas, como “eu utilizo Scrum, ou XP, ou FDD, etc..”.

Não me canso de repetir isso, mas como o Manifesto Ágil já dizia:

We are uncovering better ways of developing software by doing it and helping others do it.

Então não tenha medo de mudar e tentar coisas novas, nem de adaptar as práticas ágeis para o contexto que você se encontra. A melhor maneira de desenvolver software é a que funciona para você. Mude!

Um abraço,

Francisco

Sobre o autor:

Frank Trindade

Francisco Trindade

Francisco Trindade é desenvolvedor e consultor da ThoughtWorks UK. Engenheiro de Computação e mestre em Engenharia de Software pela UFRGS, Francisco possui 5 anos de experiencia em desenvolvimento de software, alem de ser um entusiasta e praticante de metodologias ágeis.
About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s