Mais uma opinião…

Já que todo mundo está dando opinião, acho que posso dar a minha também :-) .

Caso você não tenha acompanhado a discussão, pode se atualizar no post original do Jim Shore, ou então também nos comentários do Manoel ou do Guilherme, para citar alguns entre muitos.

Acho que o ponto em que vale a pena tocar é que ninguém tem problema com Scrum, FDD, XP ou qualquer outra metodologia da salada de fruta que sao os métodos ágeis hoje em dia. Todas elas são muito boas e tem seu valor em abordar um ou mais lados do desafio que é desenvolver software.

O problema acontece quando tudo isso se torna muito na moda e popular, o que leva um monte de gente a adotar metodologias ágeis sem ter muita noção do que está fazendo, ou não vendo a realidade que  adotá-las de fácil não tem nada…

Quando eu e o Danilo fomos falamos no Falando em Agile esse ano, a idéia era justamente mostrar que não existem solucoes prontas (ou receitas para o sucesso), e que nenhuma alternativa é rápida e fácil quando o assunto eh criar software, e que existem diversas maneiras de falhar. O desafio é justamente alertar todo mundo sobre isso, sob a pena de vermos muitas pessoas desistindo dos métodos ágeis porque falharam na sua adoção.

E é claro que  metodologias mais comerciais acabam sendo a vidraça da vez, já que elas acabam vendendo mais facil (sendo por desatenção de quem está “comprando”, seja pela falta de profissionalismo de consultores que as colocam como balas de prata) , e sendo encaradas como uma solução pronta, o que so prejudica a todos.

Um abraço

Sobre o autor:

Frank Trindade

Francisco Trindade

Francisco Trindade é desenvolvedor e consultor da ThoughtWorks UK. Engenheiro de Computação e mestre em Engenharia de Software pela UFRGS, Francisco possui diversos anos de experiencia em desenvolvimento de software, alem de ser um entusiasta e praticante de metodologias ágeis.
About these ads

4 thoughts on “Mais uma opinião…

  1. Pingback: A queda do desenvolvimento ágil (parte 2) « Coding Dojo Floripa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s