Refactoring em Banco dados no 5° FDD

Nesse sábado passado dia 19/07/2008, ocorreu minha palestra sobre Database Refactoring na quinta edição do evento FDD (Firebird Developers Day), que fora realizado na cidade de Piracicaba-SP.

Vejam que Database Refactoring é uma técnica ágil consiste num método interativo e incremental para aplicar melhorias em banco de dados legados, ou criação de novos bancos dados em um típico projeto de desenvolvimento de software.

Para quem desejar maiores informações sobre o evento, veja o report do mesmo em: http://www.firebirddevelopersday.com.br/fdd/reports/5FDD/index.html

Quem desejar acessar os slides que usei na palestra, basta baixar o arquivo pela URL: https://visaoagil.files.wordpress.com/2008/07/database_refactoring.pdf

Quero aproveitar e parabenizar o meu amigo Calos Cantu e sua equipe pela organização de mais esse excelente evento para comunidade e também, reforçar os votos de que o sucesso continue nas próximas edições.

Sobre o autor:

Manoel Pimentel, CSP

Manoel Pimentel, CSP

É Engenheiro de Software, com mais de 15 anos na área de TI, atualmente trabalha com projetos Java pela Rhealeza(SP) e como Coach em metodologias pela Fratech Tecnologia(SP). É Diretor Editorial da Revista Visão Ágil, Possui as certificações CSM e CSP da Scrum Alliance e foi um dos pioneiros na utilização e divulgação de métodos ágeis no Brasil.
Contatos: manoel@visaoagil.com

2 thoughts on “Refactoring em Banco dados no 5° FDD

  1. Pingback: Série 2 Refactoring: Vantagens/Desvantagens « Java - Blog Camilo Lopes

  2. Pingback: Camilo Lopes – LpJava » Série 2 Refactoring: Vantagens/Desvantagens

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s