Os desafios em escalar resultados com várias equipes

Esse post é um complemento ao debate iniciado em nossa comunidade: http://br.groups.yahoo.com/group/visaoagil/message/799 .

 

Olá pessoal, tudo bem?

 

Antes de continuar com a leitura desse texto, lembre que quando falamos  em projetos para várias equipes, temos que analisar  também as seguintes questões:

 

  • De onde surgiu a demanda de ter várias equipes?
  • Foi o projeto atual que exigiu essa situação?
  • Será que essa estrutura já está na empresa há muito tempo devido ao pensamento tradicional e só estamos tentando achar justificativas para mantê-la?
  • Essa estrutura de várias equipes, está contribuíndo para gerar  bons resultados ao negócio de minha empresa?

 

Na verdade essa é uma questão muito delicada, apesar de termos algumas ferramentas como o Scrum of Scrums, que nos ajudará muito na sincronização escalar da comunicação entre os Product Owners, ScrumMasters e entre as Equipes, nosso maior desafio é escalar RESULTADOS através dessa estrutura.

 

 

Acredito também que esse processo é um pouco mais simples quando estamos tratando de equipes que são divididas por produtos diferentes, aí teremos cada equipe, com seu  Product Backlog, com seu Product Owner,  com seu ScrumMaster e com a sua estrutura de Sprints, aí é só uma questão de sincronizar os resultados das  “meetings” para gerar visibilidade para uma estrutura  organizacional  orientada a PROGRAMA e PORTFÓLIO.

 

Mas o maior desafio que eu vejo, reside quando temos várias equipes trabalhando para o mesmo produto, aí sim temos algumas questões importantes que precisam  de atenção, como por exemplo:

  • Precisamos ter um Product Owner e um ScrumMaster para cada equipe?
  • Como iremos fazer definição de itens técnicos de arquitetura que serão comuns a todas as equipes?
  • Como será feito a priorização desses itens técnicos?
  • Como e onde será feito o compartilhamento de decisões técnicas.
  • Quais são os cuidados para não gerar certa inércia no projeto devido à dependência entre as equipe?

 

Esse cenário é um pouco pior quando estamos em equipes separadas geograficamente, pois temos  alguns  problemas de sincronização das Sprints devido a várias questões com relação fusos-horário diferentes, calendário de feriados regionais e por aí vai. Mas claro que mesmo em equipes com separação geográfica, podemos usar as práticas ágeis, só temos que lembrar que nesse cenário, só não iremos usar algumas práticas  que favorem a comunicação face-a-face, porém a estrutura base de Product  Backlog, Sprint Planning, Sprint Backlog, Daily Meeting, Sprint Review e Sprint Retrospective,  continua sendo factível, se usarmos ferramentas de comunicação via internet como serviços de chats, de documentos compartilhados e de reuniões on-line.

 

Solução Geral: Não exisite uma solução mágica e única para essa questão, como eu falei anteriormente, a técnica Scrum of Scrums, oferece uma estrutura base para guiar as idéias de como podemos vencer esses desafios,  mas a única constante nisso tudo é que: ter equipes em escala é algo que exige uma dose extra de  CORAGEM e HUMILDADE para experimentar técnicas de COMUNICAÇÃO com  SIMPLICIDADE de acordo com cada caso, para garantir um rápido FEEDBACK em todos os níveis do projeto.

 

Referências

É possível encontrar mais detalhes sobre Scrum of Scrums no artigo “Advice on Conducting the Scrum of Scrums Meeting” escrito por Mike Cohn e que  está disponível em:
http://www.scrumalliance.org/articles/46-advice-on-conducting-the-scrum-of-scrums-meeting
.

Sobre o autor:

Manoel Pimentel, CSP

Manoel Pimentel, CSP

É Engenheiro de Software, com mais de 15 anos na área de TI, atualmente trabalha com projetos Java pela Rhealeza(SP) e como Coach em metodologias pela Fratech Tecnologia(SP). É Diretor Editorial da Revista Visão Ágil, Possui as certificações CSM e CSP da Scrum Alliance e foi um dos pioneiros na utilização e divulgação de métodos ágeis no Brasil.
Contatos: manoel@visaoagil.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s