Sprint iniciado não se mexe

Iniciando a série perguntas e respostas, dúvida na lista scrum-brasil:

2008/7/29 Alguém wrote:
Olá pessoal,

Gostaria de tirar algumas dúvidas:

Imaginem que existe um sprint definido e iniciado, que possui 10 tarefas. Depois de passados alguns dias, o Product Owner quer trocar um item do Sprint por outro de mesmo peso, que ainda não foi iniciado. Isso poderia ser feito? Ou em Sprint iniciado não se mexe?

Essa é uma pergunta muito comum nos cursos que ministro. Na maioria das vezes não é simplesmente trocar um pelo outro. Muitas vezes o planning é um momento onde aprofundamos em requisitos, fazemos alguns modelos rascunhando, levantamos tarefas, preparamos o que for necessário e isso sempre é sobre as Stories que selecionamos para o Sprint.

Durante o Sprint é o único momento onde o escopo está fixo (escopo do Sprint). Isso faz parte do contrato Scrum. Isso garante o mínimo de segurança para a equipe trabalhar num terreno um pouco mais firme mesmo que por um curto prazo. Sou partidário do “sprint iniciado não se mexe”. Já tive cliente que o Product Owner queria toda hora mudar o Sprint Backlog. Isso gerava um estresse grande na equipe. A equipe não sabia o dia de amanhã. É muito ruim.

Um artifício que o Product Owner pode usar é cancelar o Sprint, mas isso significa parar o Sprint atual e voltar para o Planning. Não é uma coisa muito comum e nem muito agradável. O Product Owner tem que se organizar!

Veja o artigo completo e comente no Débito Técnico:
http://blog.aspercom.com.br/2008/07/29/sprint-iniciado-nao-se-mexe/