Rails + Agile na DDWorks

Uma das maiores convicções que tenho sobre desenvolvimento de software é que não existem fórmulas mágicas, nem processos mágicos e nem certificações mágicas… O máximo de “mágico” que pode existir em desenvolvimento de software são alguns profissionais mágicos (infelizmente alguns são adeptos de magia negra). Além disso, “Processo Padrão” é uma coisa que não existe.

O projeto da DDWorks começou de maneira interessante. Numa dessas quintas-feiras de verão, um dos sócios me ligou e disse: “- Quero colocar um e-commerce no ar na semana que vêm”. (nem sei se ainda se usa a palavra e-commerce, mas ele disse assim!) As condições são:

1. Nós não temos tempo de negociar, não temos tempo de firmar contrato, não temos tempo nem de “planejar” o projeto

2. Tem que estar no ar e vendendo até sexta-feira da semana que vem

3. Tem que ter integração com e-payment ainda a ser definido (no fim optamos pelo PagSeguro)

4. O desenvolvedor tem que estar aqui presente. Vamos dar todos os subsídios e decisões em tempo hábil

5. Já falei que tem que estar no ar na semana que vem?

Qualquer pessoa poderia falar que isso é impossível, porém, o cliente estava disposto a fazer o que fosse necessário para atingir esse objetivo, e nenhum outro fornecedor deu atenção a esse projeto. Eles acharam isso “impossível”. Eu até imagino aqueles vendedores acompanhados de gerentes de projeto (ambos de gravata) dizendo “- Vamos com calma!”, “- Precisamos planejar direitinho.”, “- Vamos detalhar mais…”. O mercado está cansado dessas ladainhas! Como seria um desafio interessante topei na hora. Traçamos alguns objetivos juntos e marcamos uma reunião de planejamento na segunda-feira às 9:00.

Leia o restante do artigo e comente no blog “Débito Técnico”:
http://blog.aspercom.com.br/2009/03/03/rails_agile_ddworks/