Prazo e escopo = Tom e Jerry

Se existem duas coisas que não combinam em um projeto de software são prazo e escopo. Quando comecei a estudar sobre metodologias ágeis, um dos primeiros aprendizados que me chamou a atenção foi sobre esse problema: O cliente pode querer fixar o prazo ou o escopo, nunca ambos.

Participando de um time que usa metodologias ágeis, enfrentei uma situação muito curiosa. Precisavamos

Tom e Jerry

Prazo (Jerry) e escopo (Tom) sempre em conflito

desenvolver uma aplicação para o nosso cliente em um tempo bastante curto, pois era relacionado a um programa de televisão e não podiamos perder o time to market. Eis então que alguém resolve montar uma apresentação em Power Point cheia de funcionalidades bonitinhas e vai ao nosso cliente vendendo que vamos desenvolver tudo aquilo, sem pensar que tinhamos um deadline não negociável, pelos motivos que expliquei anteriormente.

Passado pouco tempo, começamos a desenvolver o produto. Chegando perto da entrega, percebemos que uma das funcionalidades não seria feita por falta de tempo. Não parecia ser um grande problema, visto que não era a funcionalidade principal do sistema, apesar de ser interessante e importante. Quando fomos conversar com o Product Owner do nosso time, recebemos a notícia de que sem a tal funcionalidade nosso produto não entraria em produção pois foi vendido para o cliente que teria aquilo. Na hora pensei: “estamos fritos”, gastamos um tempão pra desenvolver um produto que não vai nem ir ao ar. Encurtando a estória, nosso time se engajou e desenvolvemos a funcionalidade fazendo horas extras e trabalhando em um ritmo bem além do normal.

No final de tudo, a conclusão que chegamos foi que erramos feio. Nunca deveriamos ter prometido funcionalidades da forma que foi feito se tinhamos um deadline exato de um programa. Se não existisse o time to market desse programa, não haveria problema algum em prometer todas as funcionalidades, fechando o escopo. No nosso caso, o produto não podia ir para o ar incompleto e aos poucos receber novas funcionalidades. Era tudo ou nada, pois já estavamos fazendo o mínimo aceitavel para o lançamento.

Fica aqui a lição. Fixar ao mesmo prazo e escopo é certeza de ter problemas mais a frente.

Sobre o Autor:

Emerson Macedo Leite

Emerson Macedo Leite

É Desenvolvedor Sênior na globo.com, sediado no Rio de Janeiro. Possui vasta experiência como Arquiteto/Desenvolvedor nos ramos de telecomunicações, seguros, bancos, portais, entre outros. Entusiasta de metodologias ágeis, também é professor de cusos de extensão em faculdades. Escreve regularmente em seu blog de tecnologia – http://codificando.com

4 thoughts on “Prazo e escopo = Tom e Jerry

  1. Bom dia, Emerson.
    Parabéns pelo post e pela experiência compartilhada.
    Concordo em parte. Realmente prazo e escopo são duas variáveis que estão interligadas no sentido de que uma afeta a outra. Porém questiono a afirmação de que fixar prazo e escopo é certeza de ter problemas mais a frente.
    Na minha opinião, se vocês tivessem que passar novamente pelo mesmo projeto com as mesmas restrições, provavelmente saberiam onde pisar, ou seja, como negociar escopo e prazo de forma que vocês pudessem diminuir problemas futuros.

  2. @Bruno
    Obrigado pelo comentário.

    Na verdade, quando existe prazo fechado e o cliente quer fechar o escopo, a única alternativa que funciona e que a maioria das equipes adotam é fechar um escopo que consigam fazer na metade do prazo para ter a outra metade como “gordura”. Isso vai totalmente contra a filosofia de agilidade e principalmente Lean, onde evitar desperdício é considerado fundamental. O ideal é deixar uma dessas variáveis em aberto.

    Abraços,

    Emerson Macedo
    http://codificando.com

  3. Pingback: O melhor da semana 21/06 a 27/06 « QualidadeBR

  4. @Bruno
    O que mais me impressiona é que, em muitas empresas (onde trabalho é um exemplo), existem projetos com prazo e escopo definidos, esses projetos falham e mesmo assim o modelo é mantido.

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