Scrum no INdT (Instituto Nokia de Tecnologia)

Material da palestra sobre a experiência do INdT (Instituto Nokia de Tecnologia) com adoção de Scrum em larga escala para seus projetos de desenvolvimento de software, inclusive para a obtenção da certificação ISO 9001.

Essa interessante palestra foi realizada por Carlos Santos da Silva (Product Owner do INdT) durante o evento Agilidade na Universidade em Manaus(AM) em Julho de 2009 (que foi um excelente evento no qual tive a honra de ministrar também um Workshop sobre Extreme Programming).

Interessante observar que de acordo com Carlos Santos da Silva, a geração de evidências necessárias para a ISO 9001, fica apenas por conta do Product Owner e do ScrumMaster, sendo que o time fica dedicado no que eles chamam de True Scrum (Pessoas, Cerimônias e Post-Its).

Então fica aqui disponível em nosso Blog, mais essa grande experiência para reflexão, pois o Scrum está sendo adotado em larga escala no INdT (várias equipes, vários ScrumMasters e Product Owners) e gerando resultados muito bons para a organização.

Bom proveito!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s