Pensamentos sobre a Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro, que é usada para melhorar produtividade pessoal,  têm gerado realmente bastante barulho em nossas comunidades (principalmente as de Agilistas).

Já temos ótimos artigos em Português explicando sobre a técnica, portando sugiro fortemente você ler (obrigatoriamente) esse , esse e esse artigo.

Aproveitando o “embalo” resolvi compartilhar uma breve explicação que tenho feito  durante meus trabalhos de coaching. Essa explicação acontece por meio da combinação da   técnica de Mapas Mentais com a técnica dos 6 Chapéus do Pensamento (que em breve escreverei mais sobre esse assunto aqui no Blog).

Dessa forma, leia o Mapa Mental na figura abaixo  (clique sobre ela para ampliar), que mostra alguns diferentes pensamentos sobre técnica Pomodoro. Procure ler no sentido horário (seguindo a numeração dos pensamentos) e sinta-se estimulado também a fazer seu próprio mapa mental acerca do entendimento que você está desenvolvendo sobre a mesma.

Para facilitar seu ponta-pé inicial na adoção da técnica, também está disponível para download, um simples timer que fiz (para lembrar meu tempo de Delpheiro, rs rs rs!) para meu uso pessoal. Mas sugiro olhar o site oficial da técnica para encontrar outras opões de timers para você utilizar.

Bons tomates a todos!

Pensamentos sobre Técnica Pomodoro - Visão Ágil

Pensamentos sobre Técnica Pomodoro - Por Visão Ágil

8 thoughts on “Pensamentos sobre a Técnica Pomodoro

  1. Desde de sua palestra no Maré de Agilidade em Fortaleza sobre Gerenciamento Ágil de requisitos que estou usando o X-mind também.É excelente.

    Não conhecia a técnica dos 6 chapeus. Vou comprar o livro pra dar uma olhada.Que leitura sobre ela você indicaria?

  2. Vejo uma grande dificuldade na área de T.I. das organizações na questão de “não ser interrompido no que está fazendo”… que aliás é uma das caracteristicas da técnica POMODORO..😉

    Pra conseguir não ser interrompido por um cliente interno querendo tirar dúvidas, fazendo solicitações, ou atendendo telefonemas importantes, só fazendo algo bem radical tipo:

    Isolar a equipe numa sala com aqueles controles de acesso pelo crachá.. e depois que toda equipe entrou, tirar o cabo de rede..

    Ou então.. criar uma plaquinha assim: “Oi, estou no meio de um POMODORO… isto é: Não fale comigo durante pelomenos 25 minutos…. se não sabe o que é POMODORO, leia abaixo…”

    …e daí coloca umas 3 paginas de POMODORO pro cara ler……. visto que até ele terminar de ler, a gente já terminou os 25 mins…

    HeheheH!

    Brincadeiras a parte, muito boa técnica!

    Atenciosamente,

    Hudson

  3. Pingback: Os 6 Chapéus do Pensamento para facilitação de equipes « Blog Visão Ágil

  4. Pingback: Links de assuntos relacionados a gestão de pessoas « brxalda

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s