Atendendo de forma ágil às janelas de mercado

Historinha

Imagine que para atender uma nova janela de mercado, você realizou um projeto de 12 meses de trabalho (entre análise, desenvolvimento, testes e documentação) para criar uma solução pioneira em aplicação web para esse novo nicho, só que ao lançá-lo ao mercado, você descobre que há cerca 11 meses atrás, outra empresa do mesmo porte que a sua, já havia lançado um produto web para esse mesmo nicho e que já têm um enorme marketing-share face ao potencial de consumo desse mercado consumidor, portanto seu produto será apenas mais um no mercado e perderá todo o impacto do pioneirismo e inovação.

Mas não satisfeito com o fato de que seu investimento foi inútil, você resolve se aprofundar em saber como essa outra empresa conseguiu fazer um lançamento tão rápido. Mas para sua maior tristeza, você descobre que ao contrário do que pensou, essa empresa não começou o projeto antes que a sua, pois esse mercado se revelou ao mesmo tempo para todos, ou seja, ela também começou a desenvolver o seu produto acerca 12 meses atrás.

Só que nessa sua incursão “lerda” de inteligência competitiva, você descobre que na verdade o segredo dessa empresa, foi ter lançado pequenas partes usáveis desse software ao mercado, dessa forma, ela conseguiu captar mais cedo o feedback que o clientes lhe forneciam e adaptar o produto de forma que as próximas liberações mensais, estivessem mais acuradas ao desejo de seu mercado consumidor.

Mas como você é um empreendedor valente e que não desiste nunca, você até tentou recuperar alguns clientes que já estavam usando o software dessa outra empresa, porém, você não conseguiu fazer isso, pois os clientes haviam criado uma relação de grande confiança com esse outro fornecedor, não somente pelo pioneirismo em si, mas por sua capacidade em responder rápido às mudanças, ser realista acerca dos custos, prazos e viabilidades técnicas de sua solução.

Então depois de inúmeras tentativas de marketing, várias ações promocionais e muito, mas muito dinheiro jogado fora, você decide descontinuar o seu produto, assumir o prejuízo, fechar seu negócio, culpar a conjuntura econômica e social do país e abrir um restaurante em seu bairro para aproveitar aquela partilha de herança que sua querida sogra fizera antes de morrer.

Moral da História

Tirando o aspecto trágico de usar a herança da sogra e apesar dessa história ser direta por questões didáticas, você acha que esse cenário é algo comum e factível em nosso mercado de software?

Se você respondeu SIM, é que você de alguma forma, já está com um pensamento alinhado aos pilares ágeis de visibilidade, inspeção e adaptação para garantir um feedback mais rápido e eficaz, de forma que “time-to-marketing” da entrega de software de seu processo seja menor, possibilitando com que o ROI (Return Of Investment) de um projeto de software seja maximizado o mais cedo possível, viabilizando uma real vantagem competitiva em seu mercado.

Agora caso você ache que essa historinha NÃO reflete a realidade do mercado, muito cuidado, você pode acabar igual ao empresário que teve que fechar a empresa e montar um restaurante (com dinheiro da sogra).

Sobre o autor:

Manoel Pimentel, CSP
Manoel Pimentel, CSP

É Engenheiro de Software, com mais de 15 anos na área de TI, atualmente trabalha com projetos Java pela Rhealeza(SP) e como Coach em metodologias pela Fratech Tecnologia(SP). É Diretor Editorial da Revista Visão Ágil, Possui as certificações CSM e CSP da Scrum Alliance e foi um dos pioneiros na utilização e divulgação de métodos ágeis no Brasil.
Contatos: manoel@visaoagil.com

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